Rafael Nadal regressou ao primeiro lugar do «ranking» mundial de ténis, ao destronar o suíço Roger Federer. Depois de uma boa prestação no Masters 1000 de Miami, João Sousa saltou dez posições e assumiu o 70.º lugar. 

A subida do espanhol Rafael Nadal à liderança chega depois da eliminação precoce de Federer na segunda ronda do Masters 1000 de Miami, pelo australiano Thanasi Kokkinakis. Nadal assume novamente a liderança, um mês e meio depois de a ter perdido para o suíço.

O norte-americano John Isner, vencedor do Masters 1000 de Miami, protagonizou outra alteração no «top-10», ao saltar do 17.º lugar para 9.º. Foi a primeira vitória de sempre do americano numa competição da categoria de Masters 1000.

Com 32 anos, o americano igualou a sua melhor classificação de sempre no «ranking» mundial ATP, previamente alcançada em abril de 2012.

O alemão Alexander Zverev, finalista vencido em Miami, subiu ao quarto posto, trocando de lugar com o búlgaro Grigor Dimitrov, que desceu para a quinta posição. 

A boa caminhada em Miami também trouxe uma subida considerável no ranking para João Sousa. O português, que chegou aos oitavos-de-final da prova, subiu 10 lugares e encontra-se agora na 70.ª posição do «ranking».

Em relação aos restantes portugueses, Gastão Elias manteve o 106.º posto, Pedro Sousa subiu dois lugares, ocupando agora o 117.º lugar no «ranking». Já João Domingues desceu nove posições, assumindo agora o 198.º lugar. 

No ranking feminino, a romena Simona Halep continua líder. A única alteração foi a entrada de Sloane Stephens para o «top-10», depois da vitória no torneio de Miami. A portuguesa Michelle Larcher de Brito desceu 25 posições, e encontra-se agora no 398.º lugar.