O antigo atleta Haile Gebreselassie, considerado um dos maiores fundistas da história, foi eleito no domingo presidente da Federação Etíope de Atletismo.

Segundo a rádio estatal Fana, Gebreselassie, de 43 anos, recebeu nove dos 15 votos, assumindo o cargo para um mandato de quatro anos.

«Estou muito honrado por ter sido eleito. Vamos agora trabalhar para um grande futuro do atletismo etíope», escreveu Gebreselassie na sua conta oficial no Twitter.

Na campanha para o cargo, o ex-atleta, o primeiro a cumprir uma maratona em menos de 1:04 horas, tinha criticado fortemente os dirigentes da federação, acusando-os de «incompetência» na preparação para os Jogos Olímpicos Rio2016.

Campeão olímpico dos 10.000 metros nos Jogos Atlanta96 e Sydney2000, Gebrelassie tinha participado numa manifestação de vários atletas no estádio de Adis Abeba em protesto contra a não convocação de Kenenisa Bekele, vencedor dos 10.000 metros em Atenas2000 e Pequim2008 e dos 5.000 também na capital chinesa, para os Jogos Rio2016.

Na última edição dos Jogos Olímpicos, a Etiópia, uma potência no meio-fundo e fundo, conquistou oito medalhas, mas apenas uma de ouro, graças à vitória de Almaz Ayana na corrida feminina dos 10.000 metros.