O ex-ciclista espanhol José Maria Jiménez, mais conhecido por «El Chaba», morreu em Madrid na noite deste sábado, aos 32 anos, vítima de uma paragem cardíaca. O corpo do antigo corredor da Ibanesto.com será enterrado segunda-feira na sua terra natal, em El Barraco.

Nascido a 6 de Fevereiro de 1971, Jiménez começou a carreira profissional em 1992 na equipa espanhola Ibanesto.com, ao serviço da qual conquistou nove vitórias na Volta à Espanha. Em 1998 ganhou quatro etapas e terminou no terceiro lugar da geral, a sua melhor classificação. Foi rei da montanha na Vuleta por três vezes (1998, 1999 e 2001) e destacou-se como um dos trepadores mais carismáticos do ciclismo espanhol. Há dois anos, Jiménez decidiu retirar-se devido a uma depressão nervosa.

A morte de José Maria Jiménez provocou grande surpresa em Espanha. «Sabia que ele estava numa situação delicada. Era um ciclista que agradava a toda a gente devido ao seu carácter. É um grande campeão que desapareceu e eu estou muito triste», disse o presidente da Federação Espanhola de Ciclismo, Manuel Perez.

Por seu turno, Miguel Indurain, cinco vezes vencedor do Tour de França, lembrou o seu carácter: «Era um ciclista à moda antiga, quando corria bem tudo terminava bem, quando corria mal, não dava mesmo... Ele perdeu-se um pouco por razões externas ao seu trabalho e deixou o ciclismo assim, num ápice.»