O escocês Ian Smith é o novo selecionador de râguebi de Portugal, na vertente de XV, ocupando o lugar do francês Olivier Baragnon, que deixou o cargo em dezembro.

Em comunicado emitido esta sexta-feira, a Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) explica que o seu contrato é até ao fim da temporada e, «além das competências da seleção XV, será ainda responsável pelo desenho de um plano estratégico para o alto rendimento da federação».

A federação lembra que o escocês «tem trabalhado regularmente no desenvolvimento das seleções nacionais jovens», e portanto «não é uma cara nova» no râguebi português.

Ian Smith vestiu a camisola da Escócia por 25 ocasiões, treinou ainda a equipa de sub-19 da Geórgia e foi responsável pela implementação da estrutura de alto rendimento da federação georgiana.

A estreia do novo selecionador está marcada para 6 de fevereiro, em Cluj, no jogo entre Portugal e a Roménia, que marca o arranque da segunda volta do torneio europeu das nações, a "segunda divisão" do mítico torneio das seis nações.

A apresentação oficial do novo selecionador nacional dos «Lobos» está marcada para a próxima terça-feira, às 11h30, em Lisboa.