Portugal vai defrontar a Espanha na final do Europeu de futsal. Os espanhóis garantiram esta quinta-feira o apuramento para a final da competição, ao bater o Cazaquistão no desempate por grandes penalidades, após a igualdade a cinco no prolongamento.

Num jogo impróprio para cardíacos, os cazaques até marcaram primeiro, mas permitiram a reviravolta dos espanhóis ainda na primeira parte, com Yesenamanov a marcar na própria baliza e Tolra a selar a cambalhota.

O segundo tempo trouxe mais do mesmo, com o Cazaquistão a entrar melhor, selando nova cambalhota no marcador, mas a Espanha conseguiu recuperar novamente a dianteira, com golos de Joselito e Pola.

Quando tudo parecia encaminhado para o triunfo espanhol, os cazaques chegaram ao empate nos últimos segundos, levando o jogo para prolongamento.

No tempo extra Miguelin foi vilão e herói ao mesmo tempo. O espanhol falhou uma grande penalidade mas redimiu-se pouco depois anotando o quinto tento da Roja.

A vantagem durou cinco minutos, visto que Zhamankulov voltou a repor a igualdade e obrigou ao desempate nos penáltis.

Na lotaria dos penáltis, a Espanha converteu todas as três oportunidades, enquanto os cazaques converteram apenas uma em duas.

A Espanha mede então forças com Portugal na final do Europeu, reeditando a final do Europeu 2010, em que negou o título aos portugueses, vencendo por 4-2.