A Volta a Portugal vai entrar na fase das decisões. Depois do aquecimento que foi esta quarta etapa, agora é mesmo a sério, a altura para os favoritos mostrarem do que são realmente capazes.

A mítica subida à Torre exige grande esforço por parte dos ciclistas, é sabido. Talvez o calor seja menos do que na planície alentejana, mas acabaram-se os percursos planos, pelo menos nas duas próximas etapas, ambas com subidas à Torre.

Para domingo, o programa inclui 208,3 quilómetros entre a Figueira da Foz e o Alto da Torre. Início marcado para as 10h55, chegada prevista para as 16h10, com um prémio de montanha de segunda categoria e dois prémios de primeira categoria, em estreia.

Na frente da geral, vai um trio de espanhóis composto por Victoriano Fernandez, Angel Edo e Alberto Benito. Mas as atenções voltam-se já para os candidatos à vitória. Olhos postos num Claus Moller que vem para defender o título, embora a recuperar de uma intervenção cirúrgica à boca, um Joan Horrach aparentemente refeito da queda no início da Volta, um Fabian Jeker e um Vítor Gamito discretos, mas que podem confirmar o estatuto de candidatos à vitória.