2002 foi um ano de afirmação para a selecção portuguesa de voleibol, que competiu ao lado das selecções da elite, na Liga Mundial. Mas, a ambição não acabou e a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) já confessou o desejo de confirmar o estatuto da equipa lusa como potência da modalidade, em 2003.

«Brilhar» no Campeonato da Europa da Alemanha, conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e passar à fase final da Liga Mundial, são os objectivos da selecção, anunciados esta quinta-feira numa conferência de imprensa, realizada no Porto.

O seleccionador português, o cubano Juan Diaz, demonstrou enorme confiança no seu grupo de trabalho e expressou o desejo de conseguir «fazer melhor» que em 2002, tirando partido dos encontros com as melhores equipas do mundo. «Na Liga Mundial queremos ganhar experiência nos jogos contra as grandes potências, mas também temos ambição. Se jogarmos bem e tivermos sorte, podemos chegar longe», confessou o técnico, considerado em 200 um dos dez melhores do século XX.

Para Juan Diaz, a possibilidade de entrar no lote das melhores equipas mundiais representa uma mais-valia na motivação dos jogadores portugueses. «Se não formos ambiciosos, não podemos crescer. Quando cheguei a Portugal, os jogadores eram muito conformados e hoje, porque incluímos novos atletas, nota-se grande motivação e ambição", salientou o técnico, recordando que Portugal vai jogar «com selecções muito fortes e experientes». «Precisamos destes jogos para nos habituarmos a estar entre os melhores. Temos objectivos ambiciosos», acrescentou.

Diaz conseguiu o oitavo lugar para Portugal no Mundial 2002 da Argentina, e desenhou um método de preparação para as provas deste ano, demonstrando vontade para incluir novos atletas. «O trabalho será muito parecido com o do ano passado. Vamos trabalhar cerca de 24 a 25 horas semanais e haverá dias com duas sessões de trabalho. Vamos levar novos jogadores a algumas digressões de modo a irmos testando outros jogadores», explicou.

O plano de preparação, apresentado por Vicente Araújo, presidente da FPV, começa a 21 de Abril, com Portugal a jogar em casa frente à Finlândia, seguindo-se um périplo pelo Algarve onde jogam com Cuba. Segue-se a fase de apuramento para o Europeu, que continuará na Turquia (jogos com Eslováquia, Turquia e Ucrânia), devendo a selecção regressar a Portugal, em meados de Maio.

Os portugueses arrancam na Liga Mundial, a 23 de Maio, frente à Itália. De 31 de Maio a 15 de Junho, Portugal receberá, em Matosinhos, as Alemanha (31 de Maio e 01 de Junho), o Brasil (07 e 08 de Junho) e a Itália (14 e 15 Junho). A 21 e 22 de Junho, os lusos desloca-se à Alemanha e a 27 e 28, será a vez da selecção das «quinas» efectuar duas partidas frente aos campeões do Mundo, Brasil, ainda na Liga Mundial. O plano de preparação também inclui jogos na Nigéria, Rússia, Cazaquistão e Coreia.