Nick Kyrgios foi multado pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP) no valor de 26 mil euros, depois de abandonar o court durante um encontro a contar para a primeira ronda do Masters de Xangai, na China.

Nesta terça-feira, o tenista australiano decidiu arrumar o equipamento e abandonar o terreno de jogo após perder o primeiro set frente ao norte-americano Steve Johnson pelo parcial de 7-6 (7-5 no tie-break).

Horas depois do final do encontro, Kyrgios recorreu à página de twitter para pedir desculpas, afirmando que estava com dores de estômago e no ombro.

O tenista de 22 anos não se apresentou a um fisiatra para ser examinado e, por isso, não irá receber o prémio correspondente à primeira eliminatória, que ronda os 18 mil euros. Em acréscimo, a conduta antidesportiva demonstrada ao atirar duas bolas para o exterior do recinto e a utilização de linguagem imprópria aquando do período de tie-break valeu ao 21.º do ranking ATP uma nova penalização, no valor de oito mil euros.

Depois de uma derrota diante de Rafael Nadal, no passado domingo, na final do torneio de Pequim, Nick Kyrgios retirou-se igualmente da categoria de pares no Masters de Xangai.