Nelson Évora é campeão da Europa do triplo salto!

O atleta português saltou 17,10 metros na quinta tentativa - a melhor marca pessoal da época ao ar livre - e superou toda a concorrência no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha.

Évora abriu o concurso com um salto de 16,55, insuficiente no entanto para subir ao pódio, onde já figurava na terceira tentativa com 16,86, perdendo apenas para o cubano naturalizado azeri Alexis Copello, com 16,93 metros no segundo salto.

O representante luso melhorou um centímetro no quarto ensaio e no quinto e penúltimo conseguiria mesmo o salto que viria a dar-lhe o ouro com a melhor marca pessoal da época ao ar livre.

Nelson Évora venceu assim o concurso com mais 17 centímetros do que Alexis Copello e 32 do que o grego Dimítrios Tsiámis, que fechou o pódio com 16,78 metros.

Évora volta a inscrever o nome em letras douradas na história do atletismo português, depois dos ouros há 11 anos nos Mundiais e há dez nos Jogos Olímpicos. Já este ano, o português foi terceiro classificado nos Mundiais de pista coberta em Birmingham, Inglaterra.

Este é o primeiro título europeu ao ar livre do saltador de 34 anos.