João Sousa perdeu a final do torneio de Auckland, na Nova Zelândia, e admitiu não ter estado à altura para superar Jack Sock no encontro decisivo e que lhe garantiria o terceiro título ATP.

«Não consegui jogar ao mesmo nível que tinha vindo a jogar, se calhar também por mérito do Jack, que fez um excelente encontro, serviu muito bem. Não estive mal, joguei bem, mas não joguei ao mesmo nível, agressivo e com a mesma determinação de pernas que tive nos outros dias e que gostaria de ter tido nesta final. Mas o ténis é assim, nem sempre se joga todos os dias bem. Ele fez um excelente encontro, só tenho de lhe dar os parabéns.»

Ainda assim, o tenista português congratulou-se com o torneio positivo que fez: quatro encontros, com oitos sets ganhos e nenhum perdido até à final, na qual perdeu em três sets.

«Fica uma semana muito boa, em que me senti muitíssimo bem a jogar. A primeira semana do ano só poderia ter sido melhor se vencesse aqui o torneio. Estou obviamente triste por não ter conseguido, mas dá-me confiança para enfrentar agora o primeiro Grand Slam da temporada.»

«Agora, é recuperar e trabalhar para poder um bom nível. Vamos dar tudo por tudo para fazer um bom torneio», concluiu João Sousa, após o derradeiro encontro na Nova Zelândia, já antevendo o Open da Austrália.