Gastão Elias assegurou este domingo presença no quadro principal do Open do Rio de Janeiro, ao derrotar o brasileiro Rogério Dutra da Silva, por 1-6, 7-5 e 6-2.

O número dois português, que não disputa o quadro principal de um torneio ATP 500 desde outubro de 2014, em Basileia, precisou de duas horas e 13 minutos para afastar o experiente brasileiro, de 32 anos, 113º do ranking mundial e quarto cabeça de série do qualifying no Rio de Janeiro.

Na primeira ronda do torneio, que tem nos espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer os jogadores mais cotados, Gastão Elias, número 142 do mundo e oitavo cabeça de série da fase qualificação, poderá enfrentar um de quatro adversários: o uruguaio Pablo Cuevas (35º), o argentino Juan Mónaco (55º), o colombiano Santiago Giraldo (73º) ou o espanhol Iñigo Cervantes (75º).

No início da semana, o jogador da Lourinhã, de 25 anos, passou o qualifying no torneio de Roterdão, na Holanda, e depois caiu na segunda ronda, frente ao austríaco Dominic Thiem, 19.º no ranking ATP, que também está presente no Brasil, como quinto cabeça de série.