A Federação Portuguesa de Basquetebol anunciou este domingo a escolha de Mário Gomes para o cargo de selecionador nacional. Em comunicado colocado no site oficial, a Federação de Basquetebol valorizou não só a experiência e currículo de Mário Gomes, «mas também o profundo conhecimento que possui dos jogadores portugueses e do basquetebol nacional e internacional».

O novo selecionador nacional, de 57 anos, sucede assim no cargo a Mário Palma, considerado o treinador com o currículo mais rico do basquetebol português e que decidiu, no passado mês de outubro, aceitar um convite para treinar a seleção da Tunísia.

Mário Gomes foi, durante várias temporadas, o adjunto de Palma, tanto nos clubes (Benfica, Estrelas da Avenida e 1º de Agosto), como em diversas seleções nacionais (Angola, Jordânia e Portugal).

A primeira prova de fogo de Mário Gomes ocorrerá em agosto deste ano, com a participação de Portugal no ciclo de pré-qualificação para o Mundial de 2019 e no qual a seleção defrontará a Bielorrússia e a Bulgária.