A World Rugby anunciou hoje que está sob investigação a partida entre a Bélgica e a Espanha (18-10), que negou a qualificação direta para o Mundial 2019 de râguebi, e que apurou a Roménia para a competição.

A partida, oficiada por um romeno, está sob investigação da World Rugby, que não nomeia os árbitros de jogos europeus. O organismo contactou a Federação Europeia de Rugby para «perceber o contexto dos eventos relativos ao Bélgica-Espanha, disputado no domingo, em Bruxelas.»

A derrota da Espanha foi um resultado surpreendente, visto que precisava de vencer para se qualificar para o Mundial, a realizar-se no próximo ano. No jogo apitado por Vlad Iordaschescu, todos os pontos da Bélgica foram marcados em pontapés de penalti. O árbitro e os dois assistentes tiveram de ser escoltados devido a confrontos com jogadores espanhóis.

A Federação Espanhola de Rugby enviou uma queixa à federação europeia, depois de ter pedido a alteração de árbitro, tendo em conta o caráter decisivo da partida. Patrick Roben, presidente da Comissão de Arbitragem, negou o pedido visto que as nomeações dos árbitros eram feitas com diversas semanas de antecedência.

Segundo a World Rugby, a Federação Europeia de Rugby sempre «sempre operou com os mais altos padrões na seleção dos árbitros de cada jogo».

A Espanha terá agora de jogar a fase de repescagem, onde irá encontrar a seleção portuguesa. O vencedor irá defrontar a Samoa.

Por outro lado, a Roménia apurou-se diretamente para o Mundial 2019, onde irá defrontar o Japão, anfitrião da prova