Novak Djokovic derrotou Roger Federer na final do Masters 1000 de Cincinnati e fez história ao tornar-se no primeiro tenista de sempre a vencer, pelo menos uma vez na vida, os nove torneios desta categoria que compõem o calendário ATP.

Pouco mais de um mês após vencer o Grand Slam de Wimbledon, o sérvio impôs-se ao tenista suíço em dois sets, por duplo 6-4.

Sólido do fundo do court, Djokovic cometeu poucos erros, ao contrário de Federer, que acumulou erros incaracterísticos e revelou pouco aproveitamento nos jogos de resposta, deitando por terra as hipóteses de vencer em Cincinnati pela oitava vez na carreira.

Este era o único Masters 1000 que Novak Djokovic ainda não tinha conseguido vencer, ele que perdera cinco finais, três delas diante de Roger Federer.

O tenista de 31 anos vence 70.º título ATP da carreira e completa o chamado Golden Masters de carreira, que junta aos triunfos nos quatro torneios do Grand Slam e às várias vitória nas ATP Finals.

No quadro feminino, destaque para o triunfo de Kiki Bertens, que bateu a favorita Simona Halep na final. A tenista holandesa impôs-se por 2-6, 7-6 (8-6) e 6-2, depois de salvar um championship point da número 1 mundial pelo caminho.