Gastão Elias qualificou-se este sábado para a final do torneio challenger de Mestre, ao vencer o italiano Paolo Lorenzi, primeiro cabeça de série, por 5-7, 6-2 e 6-2.

Perante o 50.º do ranking mundial, o tenista natural da Lourinhã, 98º da hierarquia, necessitou de duas horas e 17 minutos para derrotar Lorenzi.

«Obviamente que foi um encontro muito duro a todos os níveis. Ele é um jogador que raramente comete erros não forçados e obriga-nos a jogar todos os pontos. É sempre perigoso jogar com um tipo de jogador assim, porque aproveita muito bem os altos e baixos do adversário e, no caso de hoje, o que fez a diferença foi eu ter jogado de forma muito consistente e agressiva do início ao fim da partida. Estive sempre no comando do jogo e soube aproveitar muito bem as oportunidades que me foram aparecendo», resumiu o tenista português em declarações à agência Lusa.

Na final do torneio italiano, Gastão Elias, número dois português, vai defrontar o argentino Horacio Zeballos, terceiro cabeça de série, que derrotou o belga Joris De Loore, por duplo 6-3, nas meias-finais.

Zeballos venceu quatro dos sete embates frente a Elias, que derrotou o argentino em três ocasiões, uma delas no Estoril Open de 2013, a única no circuito profissional. «Estou muito contente com a vitória e levo para a final muita confiança para conseguir mais um título», destacou ainda Gastão Elias.