O proprietário dos Dallas Mavericks, Mark Cuban, que quatro das atuais equipas da Conferência Oeste, incluindo a sua própria equipa e o atual campeão San Antonio Spurs, passem para a conferência Este, a fim de equilibrar o campeonato de basquetebol norte-americano (NBA).

Cuban considera que esta medida poderia atenuar a diferença de nível que, em sua opinião, existe entre as duas conferências. Como moeda de troca para as passagens de Mavericks, San Antonio Spurs, Houston Rockets e New Orleans Pelicans para a conferência Este, quatro equipas - os Chicago Bulls, os Indiana Pacers, os Detroit Pistons e os Milwaukee Bucks - fariam o movimento inverso, «transferindo-se» para a conferência Oeste.

«Já foi feito no passado e tornaria as coisas mais interessantes. As duas conferências seriam mais concorrenciais, no curto no longo prazo», justificou Cuban. A sua preocupação é, em parte, explicada pelo trajeto da equipa na última temporada: depois de terminar no oitavo lugar da fase regular da conferência Oeste, com o saldo de 49-33 derrotas, os Mavericks tiveram de enfrentar os San Antonio Spurs nos play-off, saindo de prova no imediato - o mesmo registo de 49 vitórias e 33 derrotas ter-lhes ia valido o terceiro lugar na conferência Este e, portanto, um adversário mais acessível na fase a eliminar.