A Agência Mundial Antidopagem (AMA) recomendou a suspensão da Rússia de todas as competições de atletismo, na sequência de todas as denúncias e suspeitas de doping que envolvem a federação russa.

Entre os atletas que a comissão quer ver afastados do atletismo está Maria Savanova, campeã olímpica dos 800 metros nos Jogos de Londres 2012.

A recomendação surge no relatório da AMA que investigou as suspeitas, que envolvem igualmente indícios de corrupção na Federação Internacional de Atletismo, o qual foi divulgado nesta segunda-feira em Genebra.

Além da suspensão da Rússia a AMA recomenda também que seja retirada a acreditação ao laboratório anti-doping de Moscovo e a substituição do seu diretor, bem como a suspensão vitalícia de cinco treinadores e cinco atletas.

A agência mundial criou uma comissão de três elementos, chefiada por Dick Pound, justamente com o objetivo de investigar estes casos. De acordo com os responsáveis da Comissão, é muito claro que os casos de doping no atletismo russo «não poderiam ter acontecido» sem o conhecimento e consentimento do governo russo.

Questionado se as irregularidades dos atletas russos teriam apoio do Estado, Pound disse: «Sim, não creio que seja possível outra conclusão. Não havia como não saberem».