A Rússia vai aprovar legislação que criminaliza a promoção do doping, na sequência do escândalo que custou o afastamento do atletismo russo dos Jogos Olímpicos Rio2016, anunciou esta terça-feira o vice-primeiro ministro, Arkadi Dvorkovich.

«Adotaremos em breve legislação que responsabilize penalmente a promoção do doping», afirmou Dvorkovich, assinalando que o governo russo está a trabalhar para erradicar o consumo de substâncias dopantes do desporto, exortando outros países a seguirem o exemplo.

Dvorkovich adiantou que as organizações de combate ao doping vão gozar de «grande independência» e Mijaíl Degtiarev, responsável pela Comissão de Juventude e Desporto do Parlamento russo, pediu mesmo «tolerância zero» no combate ao doping.

Além da exclusão do atletismo nos Jogos Olímpicos, a Rússia foi impedida de participar nos Jogos Paralímpicos em todas as modalidades, na sequência da investigação e das conclusões do relatório McLaren, que revelou a existência de um sistema generalizado de doping no país com apoio estatal.