Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 vão ter muitas novidades, incluindo uma prova de estafetas mista. Esse foi uma das decisões saídas da reunião do Comité Olímpico Internacional (COI) desta sexta-feira, na Suíça.

Essa prova inédita de 4x400 estafetas mista faz parte de um lote de 15 aprovadas pelo organismo nessa reunião, e que será incluído nos próximos Jogos Olímpicos.

O objetivo deste programa renovado é promover a igualdade de género, com o diretor desportivo do COI, Kit McConnel, a defini-lo como «um passo importante» nesse sentido.

Com esta incorporação, o programa dos Jogos do Japão terá um total de 321 eventos, os tais quinze a mais relativamente aos Jogos do Rio em 2016 (306). Em comparação com os Jogos brasileiros, vai haver lugar a cinco novos desportos: basebol, softbol, surf, escalada, karaté e skateboard. Ainda assim, irão existir menos 285 vagas.

Destes, apenas o basebol e o softbol já foram modalidades olímpicas, mas as restantes são novidades. Estas inclusões supõem o aumento de 18 provas medalhadas e qualquer coisa como 474 competidores.

Ente as novidades aprovadas estão também as provas de basquetebol 3x3, estafetas mistas em natação (4x100 estilos), atletismo e triatlo, bem como provas femininas de pugilismo, canoagem e remo.

De referir ainda que o COI agendou para julho o anúncio dos dois próximos anfitriões (2024 e 2028).