As autoridades russas anunciaram a suspensão por dois anos de cinco atletas por terem acusado positivo ao esteroide turinabol em controlos efetuados nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e em outras competições internacionais.

Entre os cincos casos estão Antonina Krivoshapka e Yevgenia Kolodko, que tinham sido desapossadas das medalhas de prata que conquistaram na estafeta de 4x400 metros e no lançamento do peso, respetivamente, nos Jogos de 2012.

Krivoshapka poderá agora perder também a medalha de ouro conquistada na estafeta de 4x400 metros e de bronze, que alcançou na prova individual da mesma distância dos Mundiais de 2013, enquanto Kolodko pode ser desapossada da prata nos Europeus de pista coberta realizados no mesmo ano.

Os outros três atletas suspensos são Dmitry Starodubtsev, quarto classificado no concurso olímpico do salto com vara em Londres'2012, Vera Ganeyeva e Anna Bulgakova, atletas do lançamento do disco e do martelo, respetivamente.

Recorde-se que a Associaão de Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) impediu os atletas russos de participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, na sequência da descoberta de um programa generalizado de distribuição de doping com conhecimento e apoio estatal.