Yuliya Stepanova foi autorizada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) a participar em competições internacionais sob bandeira neutra.

Em comunicado, a IAAF afirma que teve em consideração a participação da atleta «na proteção, e promoção dos atletas, do jogo limpo e da integridade e autencidade do atletismo.»

Recorde-se que Yuliya Stepanova e o marido, Vitaly Stepanova, denunciaram, num programa televisivo, a utilização de produtos proibidos pela federação russa.

A atleta, especialista dos 800 metros, poderá assim participar nos campeonatos europeus de atletismo, que começam quarta-feira em Amesterdão, estando a sua participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 dependente de uma autorização do Comité Olímpico Internacional (COI).

Após a IAAF ter suspendido a federação russa - o que impediria a participação de atletas russos nas competições de atletismo dos Jogos Rio2016 - o COI anunciou que os desportistas da Rússia deverão ser avaliados individualmente pelas federações internacionais para poderem ser elegíveis para participarem nos Jogos.

A IAAF anunciou, entretanto, que mais de 60 atletas russos pediram autorização para participar em competições internacionais.