Patrícia Mamona conquistou pela 10.ª vez consecutiva o título nacional de triplo salto, ao saltar 14,40 metros, numa prova disputada com muito vento, em Vagos.

"«É sempre um objetivo meu vencer o campeonato desde que ganhei o primeiro, há 10 anos. Tem sido uma boa experiência e preparação, abri a minha época há pouco tempo, com a melhor abertura de sempre, o que acho que é um bom indicador para os mundiais», disse após a prova a vice-campeã europeia.

O vento condicionou a prova, por isso a marca não teve muito valor: «Tive que ir muito mais devagar que o normal, porque os 'timings' a que estava habituada a correr em 'full speed', com o vento tornaram-se muito mais rápidos e não estava preparada. Tive de me adaptar, foi um salto muito controlado. É difícil equilibrar quando o vento bate por trás, porque não te empurra só para a frente, como também te tira o equilíbrio e os 'timings' do salto. Não me pude libertar, porque quando me liberto vou mais rápido e salto mais à vontade. Aqui foi mais controlado».

Susana Costa acabou em segundo lugar com a marca de 13,91 metros, enquanto Evelise Veiga fechou o pódio com 13,39.

A tarde ventosa dos Campeonatos Nacionais realizado em Vagos, ficou marcada pelo novo recorde nacional do disco, estabelecido por Francisco Belo. O atleta português superou a sua própria marca, tendo estabelecido o recorde nos 62,01.

Na vara, Marta Onofre perdeu o título na vara para Cátia Pereira. A campeã em título ficou-se pelo terceiro lugar com 4 metros e foi superada por Leonor Tavares, segunda com 4,10 metros e por Cátia Pereira, nova campeã e a única com 4,20 metros.

Lecabela Quaresma e Marisa Vaz de Carvalho participaram nos 100 metros barreiras tendo terminado em primeiro e segundo lugar, respetivamente.

Quem conquistou o título do martelo foi Dário Manso, depois de no ano anterior ter perdido o título para António Vital e Silva, este ano segundo

No salto em altura o novo campeão é o júnior Pedro Pinheiro. Nos 200 metros femininos, Loréne Bazolo venceu enquanto David Lima foi o mais rápido na corrida masculina.

Destaque ainda para novos títulos de Sílvia Cruz no dardo, Vera Barbosa nas barreiras baixas e para Jéssica Inchude, no peso.

Por último, nota ainda para Hélio Vaz, novo campeão absoluto de Portugal.