A maratona e a meia-maratona de Lisboa vai contar com a participação de cerca de 10 mil atletas estrangeiros, revelou Carlos Móia, responsável pela organização desta edição da prova.

«Ao fim de cerca de 300 conferências de imprensa já não sei bem o que dizer», referiu o dirigente, que tem promovido ao longo dos anos as principais maratonas e meias-maratonas em Lisboa.

O presidente da Fundação Benfica e do Clube de Maratona de Portugal aproveitou a ocasião para esclarecer que a hora da maratona, em Cascais, «está agendada para as 8h00 e não para as 8h30», como inicialmente chegou a ser divulgado.

De acordo com Carlos Móia, a maratona de Lisboa foi considerada «uma das seis mais belas do mundo» por algumas revistas internacionais de renome.

«A corrida será sempre junto ao mar, num cenário fantástico. Já temos 6.400 atletas inscritos para a maratona que ligará Cascais a Lisboa, passando por Oeiras», lembrou.

Recorde-se que a meia-maratona, que irá começar na ponte Vasco da Gama, contará com cerca de 20 mil participantes.

Por sua vez, Augusto Baganha, presidente do Instituto de Desporto e da Juventude salientou o facto de a prova apelar à alegria e a um clima festivo.

«Esta maratona já faz parte do calendário internacional. E é uma maratona inclusiva pois integra atletas do desporto adaptado. Trata-se de uma prova desportiva que apela à alegria e clima de festa. Além disso, é um fenómeno importante para a economia do país», explicou.

Refira-se que a meia-maratona, que irá começar na ponte Vasco da Gama, contará com cerca de 20 mil participantes.