A Comissão Permanente da Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de louvor aos atletas Nelson Évora e Inês Gonçalves pelas vitórias no Campeonato da Europa de Atletismo de 2018, realizados em Berlim, em agosto.

Nos europeus de Berlim, Nelson Évora e Inês Gonçalves ganharam a medalha de ouro no triplo salto e nos 50 Km marcha, respetivamente, e o parlamento saúda os dois atletas no voto de louvor apresentado pelo CDS-PP.

Este foi um de seis votos de louvor aprovados por vitórias no desporto e na dança, todos por unanimidade, na reunião da Comissão Permanente, que substitui o Plenário da Assembleia da República em período de férias parlamentares.

No texto, refere-se que Nelson Évora reforçou «o seu lugar na história» do triplo salto, alcançando «um título que faltava num currículo impressionante», em que se destaca o ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

Já em relação a Inês Gonçalves é referido que «confirmou a sua excelente forma», depois «do recorde do mundo e do título mundial na modalidade, conquistados em 2017, em Londres».

Também por proposta do CDS-PP, o parlamento aprovou um voto de louvor pelas vitórias do canoísta Fernando Pimenta no Campeonato do Mundo de Canoagem que decorreu em Montemor-o-Velho, em agosto, em que revalidou o título dos 5.000 metros em K1 e conquistou também a medalha de ouro em K1 1000 metros.

«O percurso de Fernando Pimenta é um orgulho para Portugal. Tornando-se no melhor canoísta português de todos os tempos, Fernando Pimenta é um enorme exemplo e um ídolo para milhares de jovens atletas que gostam e praticam desporto», pode ler-se no documento.