O Tribunal Arbitral do Desporto proibiu a Rússia de participar nas principais competições desportivas internacionais nas quais a Agência Mundial Antidopagem (AMA) tem jurisdição.

Na origem da sanção, que terá efeito até 16 de dezembro de 2022, está o incumprimento das regras antidoping. A AMA tinha proposto aos TAS uma sanção de quatro anos, mas o tribunal sediado na Suíça decretou um castigo de dois anos.

A Rússia fica assim afastada dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio (adiados para 2021) e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, agendados para 2022 na China. Está igualmente excluída de participar em qualquer campeonato do mundo de qualquer modalidade no qual a AMA tenha intervenção, estando incluído nisto o Mundial de futebol que se realiza no Qatar em 2022.

No que diz respeito ao futebol, a Rússia pode participar na fase de qualificação para a prova que se realiza entre novembro e dezembro de 2022, mas a equipa que competir nunca poderá fazê-lo em representação do país, mas sim sob bandeira neutra, solução várias vezes aplicada no passado e que vai voltar a ver-se, por exemplo, nos Jogos Olímpicos de Tóquio.