Sara Moreira e Dulce Félix, as duas melhores maratonistas portuguesas da atualidade, não figuram na pré-seleção dessa distância para o Campeonato do Mundo de atletismo, que se disputa em Pequim na última semana de agosto.
 
Tanto Sara Moreira como Dulce Félix, com excelentes recordes pessoais recentes, em Praga e Londres, respetivamente, não fazem parte da lista divulgada pela Federação Portuguesa de Atletismo - o que não significa, no entanto, que não estarão em Pequim, só que deverão competir nos 10.000 metros, cuja seleção é anunciada só em agosto.
 
A ausência esperada de Sara e Dulce, que sempre consideraram que a maratona do mundial não era prioridade, deixa a representação portuguesa reduzida à estreante Filomena Costa, do Jardim da Serra, que correu em 2:28.00 horas em Sevilha (Espanha), a 22 de fevereiro.
 
Também esta segunda-feira foram conhecidos os pré-selecionados da marcha para Pequim, com um pleno, mais uma vez, nos 20 km femininos e, de forma inesperada, ninguém a ser chamado para os 20 km masculinos.
 
Para os 50 km marcha foi selecionado Pedro Isidro, que tinha marca feita em 2014, válida para esta época.
 
Pré-seleção para a maratona e marcha dos Mundiais de Pequim (com melhores marcas do ano):
50 km marcha masculinos
- Pedro Isidro (Benfica), 3:56.15 horas, em 2014 - (sem marca em 2015).
20 km marcha femininos
- Ana Cabecinha (Pechão), 1:28.28 horas.
- Vera Santos (Sporting), 1:30.23.
- Inês Henriques (CN Rio Maior), 1:29.52.
Maratona feminina
- Filomena Costa (Jardim da Serra), 2:28.00.