Heróico, no mínimo.

No Campeonato da Europa de Triatlo por escalões etários, o triatleta Alexander Laloi protagonizou um episódio caricato, que o tornou numa das figuras da prova, mesmo não vencendo.

A competir no escalão dos 25 aos 29 anos, o alemão teve um furo nos quilómetros finais do segmento de bicicleta, mas não desistiu. Descalçou os sapatos próprios para a prática de ciclismo e fez-se à estrada descalço e com a bicicleta ao lado.

O selecionador Bruno Salvador captou as imagens, perguntou-lhe se queria desistir e Alexander Laloi surpreendeu na resposta: «Não te deves desviar do teu caminho por que algo não correu conforme planeado. Tens de manter-te forte, concentrar-te nos motivos por que corres e fazer o melhor que conseguires… Só mais oito quilómetros e finalmente poderei calçar os meus sapatos de corrida!»

No final, o selecionador comentou o episódio: «O atleta furou um pneu na rotunda da Azóia e quando o abordámos para saber se precisava de ajuda, tivémos esta resposta surpreendente e demonstrativa do verdadeiro espírito do triatlo.»