Recho Kosgei, atleta queniana de fundo, protagonizou um momento incrível na maratona de Varsóvia, quando as forças lhe faltaram muito perto da meta. A atleta que se encontrava na primeira posição e unicamente a 800 metros da vitória na prova caiu por diversas ocasiões na pista e não obteve assistência prontamente.

Apesar de Recho Kosgei ter tentado dar continuidade à sua prova sem recurso a ajuda de terceiros, a maratonista acabou por receber, instantes depois, o auxílio da eslovaca Marek Hladik, que acabou por perder o seu 10.º lugar. Ainda assim, o seu tempo foi desqualificado. 

Em jeito de crítica, inúmeras pessoas manifestaram a sua revolta pelo sucedido nas redes sociais da organização da corrida, cujos responsáveis justificaram a desqualificação da queniana com a regulação da Federação Internacional de Atletismo.

No final da corrida, salientou: «Senti-me muito forte ao longo da corrida, mas não recordo do que se passou no final».

«Só sei que queria levantar-me e seguir em frente. Tive uma tontura, vi a atleta da Etiópia [ndr. a vencedora] ultrapassar-me e sabia que a corrida tinha terminado», acrescentou ainda, referindo depois: «Agradeço a Deus por estar saudável. Levaram-me até ao hospital e cuidaram bem de mim».

Veja o incrível sofrimento da atleta: