A dupla de atiradores composta por João Costa e Joana Castelão ficou a um ponto de passar às meias-finais de equipas mistas de pistola de ar comprimido a 10 metros, nos I Jogos Europeus, que decorrem em Baku, no Azerbaijão.

Os portugueses somaram 473 pontos e, com isso, falharam um lugar nos oito finalistas, bastando mais um ponto para continuarem em prova.

João Costa somou 238 pontos, enquanto Joana Castelão totalizou 235, ficando, em conjunto, a um da Alemanha, a última seleção a qualificar-se.

Nesta prova com pistola de ar comprimido, a 10 metros, com 25 tiros para cada um, João Costa tinha sido medalha de prata, na competição individual.

Joana Castelão começou a competição no Azerbaijão com o 25.º posto na pistola de ar comprimido, a 10 metros, 27.ª na pistola a 25 metros e concluiu hoje o desempenho com o nono lugar conjunto.

Portugal soma oito medalhas nos I Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo).

A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.