O norte-americano Lamar Odom, duas vezes campeão da NBA pelos Los Angeles Lakers, vai deixar o Baskonia, menos um mês depois de ter assinado, informou o clube da Liga espanhola de basquetebol.

Com dois anéis da NBA (2009 e 2010), Lamar Odom tinha assinado com o clube basco até final da temporada, com mais um ano de opção, mas exames realizados a uma lesão nas costas revelam que o basquetebolista apenas poderá jogar daqui a dois meses, após o final do acordo.

«O clube espera que o processo de recuperação corra bem e deixa em aberto a possibilidade de voltar a assumir um compromisso futuro com o jogador, dependendo da evolução da lesão», lê-se num comunicado do clube espanhol.

Lamar Odom agradeceu aos adeptos da equipa espanhola o apoio que lhe deram, adiantando que esta lesão está fora do seu controlo e que é sua obrigação tratar da sua recuperação.

Campeão do Mundo em 2010, o extremo-poste, de 34 anos, estava sem clube desde o final da temporada, depois de terminar contrato com os Los Angeles Clippers, que já tinha sido o seu primeiro clube na Liga norte-americana, antes das passagens por Miami Heat, Lakers e Dallas Mavericks.

Conhecido também pelo reality show que protagonizava com a sua ex-mulher Khloé Kardashian, Odom, eleito o melhor suplente da NBA em 2011, teve problemas com álcool e drogas.

O jogador chegou a estar numa clínica de reabilitação antes de regressar aos Clippers em 2012/13, mas já após o final da última temporada foi detido por conduzir embriagado, facto que poderá ter impedido a sua renovação com o clube de Los Angeles.