Os Golden State Warriors e os Atlant Hawks, as duas melhores equipas da fase regular na Liga norte-americana de basquetebol (NBA), qualificaram-se na sexta-feira para as meias-finais, depois de prolongadas ausências.

Os Warriors, que ainda não conhecem o adversário na final da Conferência Oeste (LA Clippers ou Houston Rockets), não atingiam esta fase da competição desde 1976, enquanto os Hawks, que vão enfrentar os Cleveland Cavaliers, esperaram 45 anos para voltar à final da Conferência Este.

A equipa comandada por Steve Kerr, que bateu os Memphis Grizzlies por 4-2 na segunda ronda dos play-offs, assegurou a quarta e decisiva vitória no recinto do adversário, por 108-95, com 32 pontos do base Stephen Curry.

Para conhecer o adversário, a equipa Oakland aguarda o desfecho do jogo 7 da eliminatória que opõe Rockets e Clippers, que estão empatados 3-3 e decidem a qualificação no domingo, em Houston.

Em Washington, os Atlanta Hawks também asseguraram um triunfo no play-off por 4-2, mas o quarto triunfo sobre os Wizards, por 94-91, só foi garantido perto do final, depois de terem desperdiçado uma vantagem de 19 pontos registada durante o terceiro período.

DeMarre Carroll (25 pontos e 10 ressaltos), Forward Paul Millsap (20 pontos e 13 ressaltos) e Jeff Teague (20 pontos) foram os mais destacados nos Hawks, que iniciam a final de conferência na quarta-feira, recebendo os Cavaliers, de LeBron James.