A madrugada desta sexta-feira ficou marcada pelo fim da longa série de vitórias dos San Antonio Spurs. Os texanos levavam 19 triunfos consecutivos e deslocaram-se ao terreno dos segundos classificados da Conferência Oeste, os Oklahoma City Thunder, para tentar conquistar o quarto lugar na lista de séries mais longas, com a 20ª.

Uma vitória em Oklahoma permitia também aos Spurs praticamente conquistar a Conferência Oeste, e a equipa forasteira até começou bem, com um parcial de 9-20 até meio do primeiro período. Mas antes do fecho do primeiro quarto a equipa da casa reduziu a desvantagem para dois pontos (22-24), e o jogo animou.

No segundo período a história repetiu-se: Spurs entraram melhor, mas perto do fim os Thunder voltaram a equilibrar. A meio do segundo período os forasteiros distanciaram-se e conquistaram uma almofada de oito pontos de vantagem, mas antes do intervalo a equipa de Oklahoma colocou o jogo a três pontos. No descanso o marcador registava 48-51 a favor dos visitantes.

Depois do intervalo a música foi outra, com os Thunder a fazerem um terceiro período de grande domínio. Uma defesa completamente revigorada e uma eficácia muito maior no capítulo ofensivo foram as notas que fizeram virar o disco. 32-20 a favor dos Thunder num terceiro período que ficou fechado com três pontos de vantagem para a equipa da casa (80-71).

O quarto período não teve grande história e serviu para os Oklahoma dilatarem a almofada pontual para 12 pontos, selando um triunfo por 106-94.

Kevin Durant foi a figura do encontro ao assinar 28 pontos, 12 dos quais no terceiro quarto, aos quais somou sete ressaltos. Westbrook esteve também em bom plano e adicionou 27 pontos. Do lado dos Spurs, Patty Mills saltou do banco para marcar 21 pontos e seis ressaltos.

Esta vitória alimenta a esperança dos Thunder em alcançar o primeiro lugar da Conferência Oeste, ainda ocupado pelos Spurs. A equipa texana soma 59 vitórias e 17 derrotas e Oklahoma tem um recorde de 55 vitórias e 19 derrotas.

O outro jogo da noite pôs frente a frente os Mavs e os Clippers, duas equipas em planos diferentes: os Mavs estão numa luta acérrima com os Warriors, os Grizzlies e os Suns pelo acesso aos play-off, enquanto que os Clippers já garantiram a sua vaga na fase final do campeonato.

Os Clippers eram, por esta razão e por jogarem em casa, os favoritos à vitória, mas os Mavs provaram que o favoritismo se demonstra dentro de campo e não há jogos ganhos antes da bola ao ar. A equipa texana triunfou por 107-113 e garantiu um importante triunfo.

A Conferência Oeste continua ao rubro e numa altura em que o fim se aproxima apenas três equipas garantiram já um lugar nos play-off: San Antonio, Oklahoma e LA Clippers. As restantes cinco vagas estão ainda por preencher, mas duas delas já não devem escapar aos Rockets e aos Blazers.

Os outros três lugares são o maior ponto de interrogação da NBA neste momento com quatro equipas na luta: os Warriors são neste momento sextos classificados e levam 46 vitórias e 29 derrotas, os Mavs são sétimos com 45-31, Grizzlies oitavos com 44-31 e Suns estão para já fora da zona de play-off, ao serem nonos com 44-31.

Resultados da madrugada:

Oklahoma City Thunder – San Antonio Spurs, 106-94
LA Clippers – Dallas Mavericks, 107-113