A equipa de ciclismo Tikoff-Saxo afastou este domingo o diretor desportivo da equipa Bjarne Riis.

«A Tinkoff-Saxo gostaria de clarificar que Bjarne Riis não está ativamente envolvido nas atividades da equipa desde o último domingo. Contudo, ele não foi suspenso do seu papel ativo devido à falta de resultados ou por motivos financeiros», referiu a equipa dinarmarquesa num comunicado emitido esta terça-feira.

A Tinkoff-Saxo tem nas suas fileiras os portugueses Sérgio Paulinho e Bruno Pires, bem como o espanhol Alberto Contador, vencedor das três grandes voltas do ciclismo internacional (França, Itália e Espanha). «Neste momento, a prioridade é compreender realmente qual é a situação, porque só sabemos o que diz o comunicado e é preciso perceber porque foi tomada esta decisão», reagiu o chefe de fila da equipa antes do início da segunda etapa da Volta à Catalunha.

Recorde-se que Bjarne Riis conta com um longo percurso como diretor desportivo e, também, como ciclista, tendo ganho a edição de 1996 da Volta a França ao serviço da alemã Team Telekom. Mais tarde, Riis admitiu ter recorrido ao doping durante a passagem pela Team Telekom, onde esteve entre 1996 e 1999.