Portugal está nas meias-finais do Campeonato da Europa de equipas em ténis de mesa, depois de ter batido a Croácia por 3-1, no último jogo dos quartos de final, no Luxemburgo.

A equipa portuguesa, que alinhou com Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro, vai agora jogar no sábado contra a França, que nesta ronda superou claramente a Grécia, por 3-0.

O madeirense Marcos Freitas esteve em destaque, ao vencer o primeiro embate (3-0 a Tomislav Pucar) e o quarto e último (3-2 a Andres Gacina, seu companheiro habitual de pares e com quem foi campeão continental de duplas, em 2011).

Pelo meio, Tiago Apolónia perdeu com Andres Gacina, 3-2, e João Monteiro venceu Tomislav Kolarek, por 3-1.

Portugal continua assim cem por cento vitorioso no torneio, já que na fase de grupo se impôs à Eslovénia (3-0), Áustria (3-2), detentora do troféu e já eliminada, e Eslováquia (3-1).

Agora, o adversário é bem mais difícil, já que a França conta nas suas fileiras com Simon Gauzy (16.º do ranking' mundial), Emmanuel Lebesson (20.º) e Quentin Robinot (85.º).

O ranking agregado dos portugueses até é ligeiramente melhor, com Freitas a ser o 17.º, Apolónia o 39.º e Monteiro o 48.º.

Na outra meia-final, vão jogar a favorita Alemanha e a surpreendente Eslovénia, que afastou a Suécia por 3-2.

No setor feminino, de manhã, Portugal caiu nos quartos de final diante da Roménia, por 3-0.