O canoísta português Fernando Pimenta não escondeu a sua alegria depois da conquista do título inédito Europeu em K1 1000 conquistado em Moscovo, na Rússia, a dois meses dos Jogos Olímpicos Rio2016.

«É uma sensação incrível. Já consegui ser Campeão da Europa em juniores, sub-23 e em seniores em K4 1000 com os meus companheiros Emanuel (Silva), João (Ribeiro) e David (Fernandes) em 2011. A partir daí, andei sempre perto dos pódios em K1, mas nunca consegui alcançar o ouro. É uma sensação indiscritível», admitiu em declarações à Agência Lusa.

O vice-campeão olímpico (em K2 1000, com Emanuel Silva em Londres2012) reforçou o impacto do seu ouro. «Ser campeão da Europa com alguma margem para o segundo lugar? Nunca tinha acontecido nos Europeus estes cerca de quatro segundos».

O canoísta luso, que liderou do primeiro ao último metro, concluiu os 1000 metros em 3.29,040 minutos, batendo o dinamarquês Rene Poulsen, segundo classificado, por 3,256 segundos, e o húngaro Balint Kopasz, terceiro, por 3,716.

«Não fiz nenhuma preparação específica para este Europeu, pois o grande objetivo são os Jogos Olímpicos. Mas senti-me bem. E tenho um mês de trabalho para continuar a melhorar. Todos os dias é uma nova batalha. O caminho continua», acrescentou.

Pimenta recordou que no passado já tinha adotado a mesma tática de ir para a frente desde o primeiro metro e que a mesma resultou em medalha de prata nos Jogos Europeus de Baku, em 2015, tal como no evento teste no Rio de Janeiro. «A concorrência agora não vai adormecer e quero o primeiro lugar e eu também quero melhorar», completou.

Emocionado, Fernando Pimenta deixou um apelo do coração aos portugueses, pedindo-lhes para «estarem com a canoagem e a equipa olímpica no Rio2016, todos motivados, com bandeiras de Portugal nas varandas, janelas e carros, deixando uma energia positiva a todos» os atletas.

Esta é a primeira medalha de Portugal nos Europeus de canoagem, que decorrem até domingo, dia em que Pimenta volta a ter nova oportunidade, em K4 1000, com Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes.