A Volta ao Algarve de 2017 vai contar com a presença de dez equipas World Tour, anunciou a organização esta sexta-feira. Além delas, o pelotão será composto por mais quatro equipas da categoria Continental Profissional e sete do terceiro escalão, entre as quais seis portuguesas.

Astana (Cazaquistão), Bora-hansgrohe (Alemanha), Cannondale-Drapac (Estados Unidos), Dimension Data (África do Sul), FDJ (França), Katusha-Alpecin (Suíça), Lotto NL-Jumbo (Holanda), Lotto Suudal (Bélgica), Movistar (Espanha) e Quick-Step Floors (Bélgica) formam o grupo de elite da Volta ao Algarve.

Já as portuguesas serão a Efapel, LA Alumínios-Metalusa, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto. Da categoria Continental Profissonal inscreveram-se a Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Gazprom-RusVelo (Rússia), Manzana Postobón (Colômbia) e Wanty-Groupe Gobert (Bélgica).

A 43ª edição da prova algarvia decorre entre 15 e 19 de fevereiro e terá um total de 770 quilómetros divididos entre cinco etapas, sendo que a mais dura, com chegada ao ponto mais alto do Algarve (900 metros) decorre ao segundo dia de prova. O terceiro dia será um contrarrelógio individual.

Etapas da Volta ao Algarve 2017

15 fev: 1.ª Etapa: Albufeira – Lagos, 180,3 km

16 fev: 2.ª Etapa: Lagoa – Fóia (Monchique), 189,3 km

17 fev: 3.ª Etapa: Sagres – Sagres (C/R Individual), 18 km

18 fev: 4.ª Etapa: Almodôvar – Tavira, 203,4 km

19 fev: 5.ª Etapa: Loulé – Malhão, 179,2 km