O colombiano Nairo Quintana (Movistar) venceu este sábado o primeiro braço de ferro entre os favoritos da Volta a Espanha em bicicleta, ao bater a concorrência na exigente chegada a La Camperona, assumindo a liderança à oitava etapa.

Quase cinco minutos antes dos candidatos à camisola vermelha, o russo Sergey Lagutin (Katusha) foi o mais forte do grupo que protagonizou a fuga do dia e ganhou a tirada, deixando o perseguidor mais direto, o francês Axel Domont (Ag2r), a 10 segundos. Outro gaulês, Perrig Quemeneur (Direct Energy), foi o terceiro, a 17 segundos.

Mas a luta mais importante, na primeira das três seletivas etapas asturianas, foi claramente ganha por Quintana, que conseguiu marcar a diferença na subida final, uma contagem de montanha de primeira categoria. O colombiano cortou a meta com 25 segundos de avanço sobre o espanhol Alberto Contador (Tinkoff) e 33 em relação a ao britânico Chris Froome (Sky), a mesma diferença com que chegou o espanhol Alejandro Valverde.

Quintana comanda agora com 19 segundos de avanço sobre Valverde, enquanto Froome é o terceiro, a 27. 

José Mendes é o português mais bem classificado na geral (28.º, a 4.25), seguido de Tiago Machado (75.ª, a 41.34), José Gonçalves (88.º, 47.38), Sérgio Paulinho (147.º, a 1:10.16 horas) e Mário Costa (158.º, a 1:16.31)

No domingo, disputa-se a nona etapa, do tríptico montanhoso das Astúrias, que vai ligar Cistierna ao alto do Naranco, na distância de 164,5 quilómetros. Os últimos 50 serão de constante sobe e desce, e a meta coincide com contagem de montanha de segunda categoria.