Os Europeus de judo, previamente agendados para maio, foram adiados para o período entre 19 e 21 de junho, devido ao novo coronavírus, comunicou a Federação Europeia de Judo (EJU).

O organismo europeu explicou que a decisão foi aprovada pela Federação Internacional, explicando que os pontos de qualificação olímpica, que terminaria em maio, «serão atribuídos» na mesma.

No comunicado, o presidente da Federação Europeia de Judo, Sergey Soloveychik, garantiu que o organismo tentou encontrar o melhor compromisso para atletas e dirigentes.

«A situação criada pelo Covid-19 mergulhou a EJU, os organizadores das competições e o mundo inteiro na incerteza. Temos a certeza de que o mais importante neste período imprevisível é o de agir com humanitarismo e de encontrar o melhor compromisso», disse.

Neste momento, Portugal tem oito judocas em lugar elegível de apuramento: Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (-78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).