O basquetebolista dos Dallas Mavericks Dirk Nowitzki comunicou esta segunda-feira a decisão de abdicar da seleção alemã, com a qual se sagrou vice-campeão da Europa em 2005 e conquistou a medalha de bronze no Mundial-2002 em Indianápolis.

«O último jogo do Euro2015 foi o meu último pela Alemanha», disse o poste numa entrevista publicada na página da Federação Internacional Basquetebol (FIBA), e na qual confessa que as lágrimas lhe vieram aos olhos por sentir que a derrota com a Espanha em Berlim era o adeus à mannschaft.

Apesar da derrota, os adeptos alemães ovacionaram Nowitzki, de 37 anos, considerado um dos melhores jogadores europeus da história, durante cerca de 20 minutos, o que o levou a comover-se. O veterano desejaria ter-se despedido nos Jogos Olímpicos, mas a Alemanha desperdiçou as suas hipóteses de se qualificar para o Rio2016 na semana passada, ao não ser eleita sede de um dos três torneios pré-olímpicos.

«Não devemos ficar dececionados ou aborrecidos”», disse a estrela dos Dallas Mavericks, que lembrou que a Alemanha teve no Euro2015 a oportunidade de garantir o apuramento para os Jogos Olímpicos e não o conseguiu.

Nowitzki fez a sua estreia na seleção alemã em fevereiro de 1997, tendo disputado 153 jogos, ao longo dos quais marcou 3.045 pontos.