A seleção francesa de basquetebol terminou nesta quarta-feira com a invencibilidade da congénere americana e eliminou o superfavorito do Mundial da modalidade.

Os franceses venceram os bicampeões mundiais por 89-79 e seguem em frente para os quartos de final da competição, conseguindo algo que ninguém fazia desde 2006.

Depois de já terem sentido dificuldades na primeira fase, face à Turquia, que só superaram no prolongamento, os norte-americanos, desfalcados na competição que decorre na China de todas as suas grandes estrelas, caíram com estrondo, depois de 58 vitórias consecutivas.

LEIA MAIS: todas as notícias sobre modalidades

Entre jogos a contar para Mundiais (24) e Jogos Olímpicos (34), os Estados Unidos não perdiam desde o desaire com a Grécia nas meias-finais da edição de 2006: depois disso, tinham conquistado invictos dois Mundiais e três ouros olímpicos, mas, desta feita, não superaram uma equipa com Rudy Gobert, Evan Fournier ou Nando De Colo.

Face a este desaire, os norte-americanos vão agora disputar um lugar entre o quinto e o oitavo, enquanto a França segue para as meias, nas quais defronta a Argentina. A outra oporá a Espanha ao vencedor do Austrália-República Checa.