Tiago Pires, «Saca», o primeiro português a disputar o circuito mundial de surf, felicitou Frederico Morais, Kikas, pela qualificação para 2017.

O surfista da Ericeira, que disputou o circuito entre 2008 e 2014, partilhou na rede social Instagram uma fotografia de Frederico Morais com o pai, demonstrando a sua proximidade ao seu sucessor.

«Conhecemos Nuno e Frederico pela primeira vez em 2000 e desde então nos tornamos uma espécie de família! Eu acompanhei a evolução do jovem Frederico mais perto do que qualquer um e vê-lo qualificar-se de forma imperial no Havaí deixa-me meio orgulhoso e ao mesmo tempo um pouco responsável também. É um momento muito especial para o nosso país que vai ter alguém para animar e seguir no próximo ano! Muitos Parabéns», escreveu Tiago Pires.

Kikas, de 24 anos, assegurou no domingo a presença no circuito mundial de surf em 2017, durante o Vans World Cup, última etapa do circuito de qualificação.

O português iniciou o campeonato havaiano no 10.º lugar do ranking, sendo que a eliminação do brasileiro Jesse Mendes nos quartos de final, o colocou entre os 34 participantes do circuito mundial.

Já com a qualificação assegurada, Kikas avançou para a final do Vans World Cup, na qual vai defrontar o norte-americano Tanner Gudauskas, o sul-africano Jordy Smith e o havaiano Torrey Meister.