O Sporting foi esta sexta-feira derrotado pelo Barcelona, por 5-3, e falhou o acesso à final da UEFA Futsal Cup, onde esteve presente em 2011.

Com um Meo Arena pintado de verde, os jogadores leonino tentaram transcender-se frente ao campeão europeu em título. E bateram-se olhos nos olhos com o colosso espanhol, considerado por muitos a melhor equipa do mundo.

E chegaram a fazer tremer o gigante, que achou que tinha o pássaro na mão quando, já na segunda parte, se colocou em vantagem por 3-1. Acharam os jogadores e os jornalistas espanhóis que, na fila imediatamente abaixo da ocupada pelo Maisfutebol, já escreviam tributos a Wilde, autor de dois golos que davam a vantagem aos catalães e o mais do que provável (para eles) apuramento blaugrana para a final da competição.

Mas o pássaro era, afinal, um leão. E como ele rugiu bem alto. No jogo anterior o Dina Moscovo tinha mostrado, frente aos cazaques do Kairat Almaty, que, em futsal, um minuto é muito tempo. Ao Sporting restava ainda metade da etapa complementar. Ora, se um minuto é tempo suficiente para proezas como esta, dez minutos uma eternidade. Para o bem e para o mal.

O leão mostrou as garras. Rugiu. Esteve perto de tocar no céu depois de ter estado às portas do inferno. João Matos (32’) mostrou o caminho, aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes catalão. A Meo Arena, esta noite sobrelotada (mais de 12 mil espetadores), voltou a encher-se de esperança. As vozes rocas voltaram a tornar-se pujantes e Caio, embalado pelo verde imenso da esperança, chegou ao empate a cinco minutos do fim.

Escrevemos dois parágrafos acima que dez minutos é uma eternidade. Para o bem e para o mal. Ah! E também escrevemos que um minuto em futsal é muito tempo. E esta é a parte da história que não queríamos contar.

Já dentro do último minuto, o Barcelona chegou à vantagem. Uma espécie de plot twist numa altura em que o leão parecia insuperável, mesmo com a luz da reserva acesa. Cristiano, que entrou na primeira parte para render o lesionado Benedito, ia mantendo, defesa atrás de defesa, a esperança viva. Uma, duas, três seguidas, até!

Mas já não conseguiu fazer nada para suster o remate colocado de Dione Alex a 35 segundos do fim, antes de, no último segundo, o guarda-redes Paco Sedano ampliar para 5-3 sem ninguém na baliza.

Era o fim do sonho do leão. Um leão que se superou e chegou a pôr em sentido o gigante europeu que, para já, ainda é o rei desta selva.

EM BAIXO O FILME DO JOGO:

Cinco do Barcelona: Paco Sedano, Gabriel, Lin, Dione Alex e Wilde.

Suplentes: Cristian, Mendiola, Aicardo, Ari, Dyego, Lozano, Saad, Carlos Filho e Rafa Usín.

Cinco do Sporting: Benedito, Diogo, João Matos, Caio e Alex.

Suplentes: Cristiano, André Sousa, Marcelinho, Pedro Cary, Djô, Miguel Ângelo, Cássio, Fábio Lima e Fábio Aguiar. 1 - Já se joga no Meo Arena!

3 - Primeira grande ocasião de golo pertence a João Benedito, que remata para excelente defesa do guardião do Barcelona. No seguimento da jogada reclama-se penálti sobre um jogador do Sporting!

5 - Agora foi a vez de Alex testar novamente o guarda-redes catalão. Sporting está melhor!

Ambiente frenético no Meo Arena!
 
6 - AO POSTE!! Diogo muito perto de abrir a contagem!

8 - Barcelona reage e cria duas boas ocasiões num minuto.

Jogadores do primeiro finalista da prova (Kairat) estão a assistir ao jogo. Depois de cumprida a missão dentro de campo, é tempo de estudar o adversário de domingo.
13 - GOOOOOOOOOOLO!!!!! Diogo, com um remate indefensável de pé esquerdo faz o primeiro do jogo para o Sporting! Primeira explosão de alegria no Meo Arena!

16 - AO POSTE!! Barcelona quase empata. Benedito ainda toca na bola!

17 - Quase o segundo do Sporting! Alex remata bem com o pé direito e Paco Sedano defende para canto.

Rui Patrício, Marcelo Boeck e Uri Rosell estão no Meo Arena a assistir ao jogo.


17 - GOOOOOLO do Barcelona. Dyego remata fortíssimo. Benedito não pôde fazer nada!

18 - Cristiano está agora na baliza do Sporting. Benedito foi forçado a sair, por lesão num pé.

20 - Boa ocasião para Pedro Cary, mas o jogador leonino remata enrolado e muito ao lado.

Termina a primeira parte do jogo. Sporting e Barcelona recolhem aos balneários empatados.


Confira as estatísticas oficiais do jogo ao intervalo.  
20 - Começa a segunda parte!

26 - CRISTIANO ENORME!! Guarda-redes leonino fecha a baliza duas vezes aos jogadores do Barcelona.

26 - GOOOOOLO do Barcelona. Wilde remata de primeira e coloca os catalães na frente do marcador. 2-1

27 - Cássio em boa posição falha o empate.

27 - Cartão amarelo mostrado a Diogo. Terceira falta do Sporting.

28 - GOOOOOLO do Barcelona. Wilde foge à marcação na direita e remata rasteiro com a bola a passar entre as pernas de Cristiano. Está a tornar-se cada vez mais complicada a missão do Sporting.

30 - Quase o quarto do Barcelona. Bola vai ao poste esquerdo.

31 - Sporting comete a quinta falta e está no fio da navalha. Mais uma e há livre direto.

32 - GOOOOOOOOOOOLO!!!! João Matos aproveita defesa incompleta do guarda-redes do Barça e empurra para o segundo do Sporting. Está tudo em aberto!

Site da UEFA fala em recorde de assistência na história da competição. Diz que estão 12 076 espetadores no Meo Arena. Pavilhão tem capacidade para 10 539 pessoas. E esta, hein?  
36 - Sporting já joga com guarda-redes avançado! É Alex.

37 - GOOOOOOOOOOOLO!!!!!!!! Caio empata a partida e leva o Meo Arena à loucura!

39 - CRISTIANO!!! Este homem defende tudo!

40 - Jogo entra no último minuto!

40 - GOOLO do Barcelona. Marcou Dione Alex. 4-3 a 35 segundos do fim.

40 - GOOLO do Barcelona. Paco Sedano, guarda-redes dos catalães, faz o 5-3 no último segundo do jogo.

Barcelona é o segundo finalista. Os blaugrana vão jogar a final com o Kairat Almaty. O Sporting falha a final, mas ainda pode ficar com o bronze. É domingo ao início da tarde, frente ao Dina Moscovo.