O Benfica é campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez.

As águias fecharam a final do campeonato 2022/23 com um parcial de 3-1 frente ao Sporting, após a vitória deste domingo no Pavilhão João Rocha, precisamente por 3-1.

O Benfica não era campeão de hóquei desde 2016, e após três finais perdidas volta a festejar o título. O 24.º do seu palmarés, igualando assim o FC Porto, a quem sucede.

FILME DO JOGO

Obrigado a ganhar para levar a decisão do título para um quinto jogo, o Sporting até entrou melhor. Pedro Henriques começou cedo a destacar-se na baliza benfiquista, mas Nolito Romero deu vantagem à equipa leonina ao fim de cinco minutos de jogo.

O Benfica reagiu muito bem, no entanto, e ainda antes do descanso deu a volta ao marcador. O empate saiu de uma stickada de Carlos Nicolía que ainda terá sofrido um desvio, porventura em Gonçalo Pinto, que depois seria o autor indiscutível do 2-1, a pouco mais de três minutos do intervalo.

O momento decisivo surgiu a 17/18 minutos do fim, quando o Sporting beneficiou de um livre direto que Pedro Henriques negou a Nolito Romero, para depois, na resposta, o Benfica chegar ao 3-1 por Lucas Ordoñez.

Ângelo Girão manteve o Sporting na discussão do título, ao defender um livre direto e um penálti (com direito a repetição) de Nicolía, mas a equipa leonina não aproveitou sequer a superioridade numérica motivada pelo cartão azul exibido a Edu Lamas.

Nolito voltou a desaproveitar um livre direto e o Sporting também não tirou proveito do momento em que «sacrificou» o guarda-redes para atacar com mais um elemento.