O FC Porto garantiu este sábado um lugar nos quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins, após vencer em França e beneficiar do triunfo do Barcelona em casa dos italianos do Bassano, na quinta e penúltima jornada.

Os dragões, que assim se juntam ao campeão europeu Benfica e à Oliveirense nos apurados, numa fase de grupos na qual apenas o Sporting não foi bem-sucedido, impuseram-se por 6-2 em casa do Martignac, que tinha empatado em Portugal, enquanto o Barcelona ganhou por 3-2 em Itália.

A uma ronda do fim, Barcelona soma 12 pontos no grupo B e o FC Porto 10, enquanto o Bassano tem apenas seis e o Martignac um.

No grupo A, o Benfica esteve a perder por 4-0 em Espanha, com o Vic, mas ainda conseguiu recuperar e empatou 4-4. No outro encontro, os suíços do Diessbach perderam em casa com os italianos do Amartori Lodi por 3-5. Os encarnados, que cederam os primeiros pontos na prova, são os primeiros do grupo, com 13, mais cinco do que o Vic (8), sendo que o Amatori Lodi tem sete e o Diessbach está ainda sem pontos.

A Oliveirense somou mais um êxito, por 7-4, em França em casa do La Vendeénne, o mesmo resultado com que os galegos do Liceo da Corunha ganharam ao Breganze, em Itália.No grupo D, já tudo está decidido quanto aos dois primeiros, pois a Oliveirense tem o pleno de 15 pontos e o Liceo da Corunha nove, enquanto Breganze e La Vendeénne apenas dois.

Na poule C, o Sporting ganhou por 4-2 em casa dos gauleses do Quévert e os espanhóis do Reus cumpriram a sua parte batendo em casa o Forte Marmi por 7-5. O Reus tem 15 pontos e o Forte Marmi soma nove, enquanto o Sporting, já afastado, tem seis, e o Quévert está a zero.

Taça CERS

O Óquei de Barcelos foi derrotado pelo Vilafranca, de Espanha, por 3-2, em jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Taça CERS, disputado no Pavilhão de Vilafranca del Penedès, na Catalunha.

Ao intervalo a formação portuguesa vencia por 1-0, graças ao golo apontado por Reinaldo Ventura, aos 21 minutos. Na segunda parte a formação espanhola conseguiu dar a volta ao marcador, tendo chegado ao 3-1, e João Guimarães conseguiu reduzir para a diferença mínima.

Já o Turquel empatou com os italianos do Sarzana, por 2-2, também em jogo da primeira mão dos quartos de final, realizado no pavilhão da equipa do concelho de Alcobaça.

A decisão da eliminatória fica marcada para o dia 11 de março, respetivamente em Barcelos e em Sarzana, a cerca de 200 quilómetros de Milão. O vencedor apura-se para a final-four, o que, a acontecer para a equipa de Turquel, será um feito inédito na sua história.