A seleção romena de futsal, adversária de Portugal na fase de apuramento para o Euro 2018, tem nas fileiras o português Paulo Ferreira, que se naturalizou romeno em 2016.

«Vim para a Roménia muito novo, com 22 anos, para jogar no City’us TG-Mures. Esta é a minha quinta época na Roménia, apesar de ter tido passagens por outros clubes em Portugal, Espanha, França e República Checa. Desenvolvi muito do meu trabalho neste país e fui reconhecido por isso. Fui evoluindo, ganhando títulos e em 2010 recebi o convite da Federação Romena para me naturalizar», explicou Paulo Ferreira em declarações reproduzidas pela agência Lusa.

Paulo Ferreira, de 32 anos, é natural do Porto e alinha no Autobergamo Deva. Diz sentir-se totalmente identificado com o país que escolheu há cinco anos para prosseguir a carreira. «Sinto muito esta camisola, que é de um país que me acolheu muito bem. É um orgulho para mim poder representar a Roménia e o futsal romeno que me deu muita coisa na minha carreira», afirmou.

Paulo Ferreira vai defrontar pela primeira vez a seleção portuguesa e não esconde que o momento vai mexer com ele. «Vai ser o primeiro jogo contra a seleção do país onde nasci. Não tenho dúvidas que vai ser um sentimento muito especial. Nasci no Porto, sou do Porto e sempre que posso vou a casa de férias. Representar a Roménia num jogo contra Portugal vai ser claramente especial para mim. Sinto muito o nosso país, como qualquer emigrante. Tive esta oportunidade e agarrei-a. Na terça-feira espero fazer um bom jogo e ajudar a Roménia a conseguir o apuramento, desejando também que Portugal se apure», disse Paulo Ferreira, confessando que sentirá «algo muito especial» quando ouvir os dois hinos.

Habituado ao modo de vida na Roménia, Paulo Ferreira admite regressar a Portugal, mas talvez apenas depois de terminar a carreira. «Tenho ofertas para jogar em Portugal e também para continuar na Roménia, onde penso que irei continuar. Sinto-me bem aqui, tenho boas condições de vida, mas um dia vou regressar a Portugal, que é o sítio onde nasci e onde tenho a minha família», disse.

Recorde-se que Portugal lidera o Grupo D da fase de qualificação para o Europeu com seis pontos em dois jogos, mais um do que a Roménia. As duas seleções defrontam-se nesta terça-feira.