Portugal encerrou neste sábado a estreia nos Jogos do Mediterrâneo com 24 medalhas, três delas de ouro, oito de prata e 13 de bronze.

Melanie Santos conquistou a primeira medalha lusa, logo no segundo dia de competição: a triatleta portuguesa ficou com o ouro no mesmo dia em que João Pereira também venceu no triatlo masculino. Nesse mesmo dia, houve ainda a registar dois bronzes: para o atirador João Costa (tiro com pistola de ar comprimido 10 metros) e para o nadador Alexis Santos nos 200 metros estilos.

No terceiro dia, três medalhas para a canoagem: Joana Vasconcelos e Fernando Pimenta com a prata em K1 500 e Teresa Portela com o bronze em K1 200. No mesmo dia, João Vital arrecadou a segunda medalha na natação, com um terceiro lugar nos 400 metros estilos a que se seguiram mais duas no dia seguinte: Ana Catarina Monteiro foi prata nos 200 metros mariposa e o bronze ficou com Diana Durães nos 400 metros livres.

Destaque ainda para as duas medalhas no ciclismo, que conquistou duas medalhas, e as três no atletismo. Ao quinto dia de provas, o ciclista Rafael Silva conquistou o bronze na prova de fundo.

A equipa de hipismo portuguesa, composta por António Matos Almeida, Duarte Seabra, Luís Sabino Gonçalves e Rodrigo Almeida, que venceu no desempate com a França, ficou com o ouro na competição no Royal Polo Club, em Barcelona.

Ao sexto dia de provas, Anri Egutidze conquistou o bronze na categoria de -81 kg e, no mesmo dia, Liliana Cá ficou com a primeira medalha lusa no atletismo ao ficar em segundo no lançamento do disco.

Sétimo dia de provas, sexta-feira: a vez do taekwondo brilhar com Rui Bragança (-58kg) de prata e Júlio Ferreira (-80kg) de bronze, da judoca Patrícia Sampaio (-78kg) também conseguir a terceira posição, a mesma que a surpresa dos Jogos conseguiu - a equipa feminina de basquetebol 3x3 subiu ao pódio depois de vencer a Sérvia por 21-20.

O dia acabaria com a prata de Inês Monteiro nos 5.000 metros, após seis cirurgias aos joelhos e uma paragem de seis anos.

A participação de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo encerrou neste sábado em cheio, com cinco medalhas: as pratas de Domingos Gonçalves no contrarrelógio e de Pedro Fraga no remo (LM1x), bem como os bronzes dos irmãos Afonso e Dinis Costa (LM2x), equipa masculina estafetas 4x100 e ténis de mesa equipas.

Refira-se que comitiva portuguesa esteve representada por 232 atletas, em 29 modalidades, num evento com 26 países.