A cidade canadiana de Toronto anunciou formalmente que não será candidata à organização dos Jogos Olímpicos de 2024.

«Não digo não aos Jogos Olímpicos, digo não desta vez», afirmou o presidente da câmara de Toronto, John Tory.

O edil prometeu, no entanto, a formação de um comité consultivo para avaliar as necessidades e os meios necessários para apresentar um dossier sólido para uma futura edição da competição.

«Não posso olhar as pessoas nos olhos e dizer-lhes que uma candidatura olímpica seja a melhor utilização dos nossos recursos», justificou ainda.

O presidente do Comité Olímpico Canadiano (COC), que incentivou uma candidatura de Toronto para acolher os Jogos de 2024, mostrou-se otimista quanto a uma eventual corrida numa edição futura.

Refira-se que o prazo para a apresentação de candidaturas para a organização da maior prova desportiva internacional termina dentro de poucas horas. Na corrida já estão Budapeste (Hungria), Hamburgo (Alemanha), Los Angeles (Estados Unidos), Paris (França) e Roma (Itália).

Toronto, a quarta maior metrópole da América do Norte, candidatou-se por cinco vezes à organização dos JO, a última das quais em 2008, tendo perdido sempre.

Caso a candidatura de Toronto fosse a escolhida, esta seria a segunda vez que os Jogos Olímpicos de verão eram realizados em solo canadiano, depois de Montreal em 1976.