O presidente do comité da candidatura de Budapeste à organização dos Jogos Olímpicos (JO) de 2024, lamentou, esta quinta-feira, a desistência da corrida da capital húngara à organização da prova, na sequência de um possível referendo impulsionado por cidadãos.

«Desistimos em cima da linha da meta. Estávamos tão próximos, não posso deixar de me sentir frustrado», comentou Balázs Furjes, em declarações à agência de notícias húngara MTI.

Budapeste, outrora candidata a receber os JO de 2024, retirou a candidatura na quarta-feira, deixando a corrida entregue às cidades de Paris e Los Angeles. Tudo após um grupo de jovens ativistas ligados ao ‘momentum’, um movimento não partidário, ter recolhido mais de 250 mil assinaturas para realizar um referendo sobre a iniciativa, número muito superior ao exigido. Em causa os elevados custos do projeto e os riscos de corrupção associados.

O Comité Olímpico Internacional (COI) vai revelar, a 13 de setembro, a cidade escolhida para organizar os Jogos Olímpicos de 2024.