Li Na, número 6 do ranking mundial e vencedora do último Open da Austrália, anunciou a sua retirada dos campos aos 32 anos de idade, devido a lesões.

Numa carta aberta, a tenista chinesa diz que «2014 tornou-se um dos anos mais importantes» na sua carreira e vida. Conseguiu atingir grandes conquistas, incluindo o seu «segundo Grand Slam no Open da Australia», mas também passou por «momentos difíceis», como «ter de lidar com o inevitável - decidir acabar a carreira profissional».

A chinesa diz que levou vários meses até que, finalmente, decidisse pendurar a raquete: «As minhas lesões crónicas nunca me deixarão voltar a ser a tenista que posso ser. Deixar o desporto é a decisão certa para mim e para a minha família. A maioria das pessoas ligadas ao mundo do ténis sabe que a minha carreira foi marcada pelo meu problemático joelho direito.»

«Depois de quatro cirurgias [três ao joelho direito e uma ao esquerdo, em julho] e de, por semana, levar centenas de injeções para aliviar o inchaço e a dor, o meu corpo pede-me para parar», disse Li Na, que foi a  primeira asiática a vencer um Grand Slam, com o triunfo em Roland Garros em 2011.