João Sousa conseguiu um feito inédito na sua carreira e na história do ténis português, este domingo, no Masters1000 de Miami. 

O vimaranense tornou-se no primeiro tenista luso a conseguir chegar aos oitavos de final de um torneio Masters1000 em piso rápido, após bater o norte-americano Jared Donaldson em três partidas, pelos parciais de 1-6, 6-3 e 6-4.

Sousa entrou desconcentrado e a cometer demasiados erros no primeiro set. Dessa forma, apenas conseguiu vencer por uma vez o seu serviço, permitindo que Donaldson triunfasse com relativa facilidade no primeiro parcial.

No início da segunda partida, o número um português elevou o nível do seu ténis: começou a comandar os pontos, a subir à rede e a fazer valer a sua forte pancada de direita. Consumou o primeiro break ao sétimo jogo do segudo set e igualou o encontro.

Por fim, na última e derradeira partida, João Sousa teve uns nervos de aço e ganhou todos os jogos de serviço. Ao décimo jogo do terceiro set e ao quarto match point, o Conquistador (como é conhecido) selou o triunfo.

Esta vitória permite a Sousa subir virtualmente ao 70.º lugar do ranking ATP. Na próxima ronda, espera-o o sul-coreano Chung Hyeon.

A marcha do encontro:

6-4, SOUSA! PORTUGUÊS CONSEGUE QUEBRAR O SERVIÇO AO NORTE-AMERICANO AO QUARTO PONTO DE BREAK E FECHA O ENCONTRO! 1-6, 6-3 E 6-4

5-4, Sousa.

4-4, Donaldson.

4-3, Sousa. Ninguém cede o serviço à medida que o final do encontro se aproxima.

3-3, Donaldson.

3-2, Sousa.

2-2, Donaldson.

2-1, Sousa. Jogo em branco para o português.

1-1, Donaldson vence o seu jogo de serviço com dificuldade.

1-0, SOUSA! Quinto jogo consecutivo para o jogador português que inicia da melhor forma a terceira partida.

3.º SET

6-3, NOVO BREAK DE SOUSA! AO SEGUNDO PONTO PARA QUEBRAR O SERVIÇO AO ADVERSÁRIO, O PORTUGUÊS CONSEGUE UM WINNER DE DIREITA E IGUALA O MARCADOR DO ENCONTRO! VAI-SE JOGAR UM TERCEIRO SET.

5-3, SOUSA! Português confirma o break e assume a liderança desta segunda partida.

4-3, BREAK DE JOÃO SOUSA! Incrível! Donaldson conseguiu uma vantagem de 40-0 no seu jogo serviço, mas acumulou vários erros consecutivos - dupla falta incluída - e o tenista português consumou a quebra de serviço, com um winner de direita.

3-3, SOUSA.

3-2, DONALDSON SALVA DOIS PONTOS DE BREAK! João Sousa teve a oportunidade de quebrar, pela primeira vez no encontro, o serviço ao norte-americano, mas não conseguiu. Nas vantagens, o número 49 do ranking mundial venceu o seu jogo de serviço.

2-2, SOUSA. Jogo foi às vantagens, mas o português conseguiu igualar o marcador neste segundo set.

1-2, jogo em branco para o norte-americano.

1-1, Sousa. Português põe fim a sequência de seis jogos que caíram para o lado do norte-americano.

0-1. Donaldson entra a vencer no início do segundo set.

2.º SET

1-6, QUINTO JOGO CONSECUTIVO PARA DONALDSON! Nova quebra de serviço, desta feita para fechar o set.

1-5, DONALDSON!

1-4! DONALDSON VOLTA A QUEBRAR O SERVIÇO A SOUSA! Ao primeiro ponto de break deste jogo, o norte-americano fez o 4-1.

1-3, DONALDSON! Confirma a vantagem de um break.

1-2, BREAK PARA O NORTE-AMERICANO! Donaldson beneficiou de dois break-points para quebrar o serviço, Sousa conseguiu levar o jogo para as vantagens mas acabou mesmo por perder o seu jogo.

1-1: Donaldson reage com jogo tranquilo.

1-0: Sousa entra a vencer.